Qual é a hora certa para um
Check-Up?

EXAMES DEVEM SER FEITOS COM
REGULARIDADE, MESMO QUE PACIENTE
NÃO APRESENTE SINTOMAS OU INCÔMODOS

O cotidiano do aposenta do Sérgio Marcone da Fonseca, 55, estava longe de ser o ideal para quem busca uma vida saudável: cigarros, uma cervejinha de forma modera da, muito trabalho e nada de exercícios físicos. Mas sem a presentar sintomas de que al go não ia bem no organismo, ele achava que tinha uma “saúde de ferro”. Por isso, nunca procurou um médico para avaliar a saúde. Até que a doença se manifestou. O aposentado sofreu um infarto agudo do miocárdio.

“Seis meses antes, eu passei por uma avaliação médica em um evento no meu trabalho e o doutor me avisou que eu teria que fazer uma consulta com um cardiologista. Fui adiando, pois não sentia nada. Aí sofri o infarto durante uma viagem de férias, em julho de 1999”, lembra.

Hoje, Sérgio reconhece que se tivesse seguido o conselho do profissional o infarto não teria ocorrido. Uma ida ao consultório médico para a realização de um check-up era o ponto de partida para identificar as alterações no organismo do aposentado. O profissional poderia ter um diagnóstico precoce, evitando que as férias de Sérgio terminassem em um hospital em Mato Grosso, onde ficou internado.

MAIS QUE UM EXAME

Assim como o infarto, várias outras doenças podem ser evitadas com a realização de um check-up. Mas vale lembrar que, ao contrário do que muitos pensam, o check-up não consiste apenas em fazer uma bateria de exames, como explica Télcia Magalhães, especialista em clínica médica e presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica – Regional Minas Gerais. “É uma consulta detalhada com um médico para fazer uma avaliação do estado de saúde do paciente, baseando-se na idade, sexo, história familiar, nos hábitos alimentares e cotidianos e no costume de consumir bebidas alcoólicas e cigarros. A partir daí, são pedidos vários exames que vão auxiliar a avaliação”, esclarece.

EXAMES DE ROTINA ESPECÍFICOS

Há exames que são considerados como de rotina e estão na lista de todos que realizam o check-up. Outros são específicos de cada caso e indicados de acordo com a idade, o sexo e o histórico de vida e familiar do indivíduo. Vale lembrar que a bateria de exames deve ser feita seguindo as recomendações médicas. Tudo para que o profissional comprove se o paciente está “vendendo saúde” ou que possa revelar doenças, inclusive aquelas que ficam escondidas, sem demonstrar sintomas na fase inicial, como alguns tipos de câncer (mama e próstata), problemas cardíacos (sopro no coração), tireoide, colesterol alto e hipertensão. “Há pessoas que se orgulham de nunca terem tido nada, mas nunca foram ao médico. Então não há como afirmar se elas não têm problema de saúde”, afirma a médica Télcia Magalhães. Por isso, é tão importante que todos façam um check-up regularmente. Diagnosticar enfermidades ainda no começo é evitar complicações mais graves futuramente. (MA)

CHECK-UP

A frequência da avaliação medica varia com a idade da pessoa mas todos devem procurar um profissional imediatamente ao perceber qualquer mudança no organismo, como por exemplo, dores, inchaços em pernas e pés, e cansaço. Confira quais os exames são recomendáveis, de acordo com a idade e sexo, e não deixe de realiza-los com a periodicidade indicada.

HOMEM E MULHER

AVALIAÇÃO DEVE SER CRITERIOSA

Para que o check-up dê o resultado esperado, é preciso que os exames sejam avaliados pelo médico. “Com o avanço da tecnologia, muitos a charam que tudo seria resolvido, mas não é assim. Por trás dos exames tem que haver um profissional para analisá los. Isso é fundamental: avaliá-los com olhar crítico”, afirma a médica Télcia Magalhães. Ela ressalta que o leigo não tem condição de analisar os resultados – e essa categoria inclui também os farmacêuticos.

RESULTADO

Quem realiza um check-up seguindo as orientações médicas garante que o resultado vale a pena. Faça check-up duas vezes ao ano. Tire uma semana só para consultar com especialistas e busque atendimento médico em quando aparecer algum sintoma. A prevenção é muito importante para iniciar o tratamento quando necessário

A frequência da avaliação médica varia com a idade da pessoa, mas todos devem procurar um profissional imediatamente ao perceber qualquer mudança no organismo, como, por exemplo, dores, inchaços em pernas e pés e cansaço. Confira quais os exames são recomendáveis, de acordo com sua idade e sexo e não deixe de realizá-los com a periodicidade indicada

MAIS